quarta-feira, 3 de outubro de 2018

PROJETO ESCOLA SEGURA REALIZA ATIVIDADES NA ESCOLA MUNICIPAL DE CASTELO NOVO


Equipe multidisciplinar amplia área de atuação e atende unidades escolares do interior.

Foto: ASCOM-GCMI (Interventores da GCMI e Equipe pedagógica da Unidade Escolar).
No ultimo dia 26 de setembro, a Guarda Civil Municipal de Ilhéus realizou ações educativas na Escola Municipal de Castelo Novo. Pela primeira vez desde o lançamento do projeto, foi abordado o tema da cidadania infanto-juvenil.


Na ocasião, houve um debate entre guardas civis, corpo docente e discente do 4° ao 9° ano. Com a mediação dos GCM’s palestrantes Cláudio, Moraes e Magnólia, 40 alunos discutiram práticas cidadãs que podem transformar os núcleos sociais onde vivem.  Ao final do período de partilha do conhecimento, o bullying e o racismo foram identificados pelos estudantes como os conflitos mais urgentes. Concluiu-se que as seguintes atitudes transformadoras podem ser adotadas para um ambiente escolar mais seguro e pacífico:
  •          Exercer o diálogo;
  •          Não incentivar, nem revidar à agressão;
  •          Denunciar.
O mês de outubro é de suma importância para os projetos de prevenção da violência em ambiente escolar. Enquanto a agenda do projeto Ilhéus sem Violência é Bem Melhor se intensifica, a coordenação do projeto Escola Segura se prepara para avançar ao segundo estágio do planejamento, quando serão disponibilizadas oficinas de teatro e cidadania às unidades escolares participantes do Diagnóstico Da Violência Em Ambiente Escolar. 

Mais fotos do evento: