sexta-feira, 3 de agosto de 2018

COLÉGIO PAULO AMÉRICO É CONTEMPLADO PELO PROJETO ESCOLA SEGURA

Escola é a primeira da rede estadual de ensino a receber ações de prevenção e combate da violência em ambiente escolar


Foto: ASCOM-GCMI. Coordenador do Projeto GCM Claúdio falando aos alunos.

Nos últimos dias 30 e 31 de julho, o Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira recebeu o Projeto Escola Segura. A equipe multidisciplinar da Guarda Civil Municipal desenvolveu atividades de conscientização, prevenção e combate à violência, que foram divididas em duas etapas.

Na segunda-feira, 30/07, foi realizada pesquisa para diagnosticar ocorrências de violência no ambiente escolar. Estudantes voluntários do 6º, 7º, 8º e 9º anos, assim com os professores, responderam questionário sobre segurança e os possíveis tipos de violência que já testemunharam no colégio. 

Na terça-feira, 31/07, foram apresentadas palestras sobre bullying, que é uma das portas de entrada para diversas outras formas de agressão entre crianças e adolescentes. A equipe composta pelos GCM’s Cláudio, Alex Santos e Alves, realizou duas palestras pela manhã e duas pela tarde. Alcançando um público de aproximadamente 262 alunos no total.


Créditos: GCM Alves. Exibição de vídeo sobre o Bullying. Á esquerda: GCM Cláudio e GCM Alex Santos.

A solicitação feita pela direção para que o Colégio Paulo Américo recebesse as ações de policiamento preventivo da Guarda Civil Municipal surgiu como uma grata surpresa, já que o público alvo inicial do projeto são os alunos da rede municipal de ensino.

Após conversas entre o coordenador do projeto e a diretora Dulcinéia Simões, foi constatada a necessidade de criar espaços para discutir e buscar soluções para os problemas da comunidade escolar local. 

Com a autorização do Comandante GCM Leonardo Bandeira, o Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira torna-se uma unidade educacional participante do projeto Escola Segura, além de ser uma forte candidata a formar turmas paras as oficinas de música e de teatro que serão organizadas após o levantamento dos dados do diagnóstico da violência em ambiente escolar.