quinta-feira, 16 de agosto de 2018

IME DA PRINCESA ISABEL RECEBE PALESTRA SOBRE BULLYING.

Escola é mais uma unidade educacional a participar do Projeto Escola Segura.


Créditos: ASCOM-GCMI. Diretora da Unidade Escolar Profª Lucineide.

Na manhã do ultimo dia 14 de agosto, a equipe do Projeto Escola Segura foi recebida no Instituto Municipal de Ensino da Princesa Isabel para a realização de palestra sobre bullying. Os Guardas Civis Municipais componentes da equipe multidisciplinar do projeto, GCM Alex Santos, GCM Magnólia e GCM Morais, mediaram discussões sobre os perigos que pequenas atitudes violentas cotidianas podem causar num ambiente tão heterogêneo quanto o escolar.

Alunos dos 6º, 7º e 8º anos, em um público total de 91 adolescentes, aprenderam o conceito e os tipos mais comuns de bullying, além de discutir atitudes possíveis a serem tomadas para prevenir e reduzir casos de intimidação sistemática na escola.


Foto: ASCOM-GCMI - -á esquerda - GCM Morais e GCM Alex Santos.


Ao final da palestra alguns alunos manifestaram interesse na oficina de Jiu-Jítsu que é parte integrante das atividades socioeducativas do projeto. Os treinamentos acontecem em salão anexo ao comando da Guarda Civil Municipal de Ilhéus, toda terça e quinta-feira, às 16:00hs. As aulas são de graça e alguns alunos já estão recebendo graduações e participando de competições infantis.

Com apenas dois meses de execução, o Projeto Escola Segura já tem apresentado índices positivos na prevenção da violência, contribuindo para o aumento da sensação de segurança nas unidades escolares participantes. “É um trabalho de suma importância para nós e para os estudantes...” – destaca a professora Valdelenita Espinheira. A diretora Lucineide Oliveira Santos avalia o projeto como “muito bom! É uma forma de contribuir com a resolução das necessidades dos alunos e espero que esse trabalho continue no próximo ano”.

O Projeto Escola Segura acontecerá durante todo o período letivo da rede municipal de ensino em 2018. O Comando da Guarda Civil Municipal de Ilhéus já estuda a viabilização de meios para expandir as ações e alcançar ainda mais escolas no ano de 2019.

Mais fotos da Palestra: