terça-feira, 19 de setembro de 2017

REALIZADA 2ª REUNIÃO DE IMPLANTAÇÃO DO GGIM ILHÉUS

Créditos: Ascom - GCMI.


Foi realizada nesta terça-feira (19), as 09:00 h, na sede do Centro Administrativo Municipal, a 2ª reunião de implantação do Gabinete Gestão Integrada Municipal – GGIM Ilhéus. Presidido pelo prefeito Municipal, Mario Alexandre (Marão) – PSD, uma das finalidades do GGIM é fazer uma interconexão entre os órgãos de segurança publica que atual no território do município.

Dentre as suas ações está a de identificar oportunidades e otimizar alternativas de ação no sentido de coordenar os diversos esforços com o objetivo de produzir uma segurança publica a partir dos conceitos da prevenção e repressão ao crime e a violência da maneira mais integrada possível.

Todos os atores dos órgãos do sistema de justiça criminal (policiais – estaduais, municipais, Ministério Público, Judiciário e sistema prisional) e representantes do poder municipal deixem de lado diferenças político-partidárias, ideológicas e corporativas de forma que possam agir conjuntamente no diagnóstico de prioridades e na formulação de políticas, na qual todos participam ativamente das propostas, implementações, controle e avaliações das ações na seara de segurança pública.

Dentre os diversos pontos deliberados neste segundo encontro, estiveram a leitura da ata da reunião anterior, onde os membros das instituições convidadas a compor o conselho gestor, manifestaram interesse em compor o órgão. Inicio dos preparativos para o carnaval 2018, com data prevista para a semana de 24 a 28 de janeiro de 2018 e a divulgação da implantação da estrada do chocolate.

Na ordem do dia também esteve presente o debate acerca das condições insalubres do Presidio Advogado Ariston Cardoso, tendo como principais pontos a viabilidade de reforma ou construção de uma nova unidade prisional em outra área da cidade, inclusive com estudo sobre o possibilidade de esta unidade receber cumprimento de penas, já que a atual se destina ao recebimento de presos provisórios, e esta em vias de fechamento de um de seus módulos, e também a viabilidade do sistema de cogestão.

Foram divulgados alguns dados relativos à criminalidade no município, e propostas atividades de fortalecimento das ações integradas no combate ao trafico de drogas e aos negócios envolvendo os novos condomínios residências do município. Encerrada a pauta, ficou definido para o dia 18 de outubro, na mesma hora e local, novo encontro do conselho gestor, que dentre outros pontos tratara da aprovação do estatuto proposto da entidade.