sexta-feira, 16 de junho de 2017

GUARDA PARTICIPA DA FESTA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

créditos: ascom-gcmi.

Corpus Christi é a Festa Religiosa onde neste dia comemora-se a instituição da Eucaristia, que aconteceu na Quinta-feira Santa, quando Jesus na última ceia se oferece como alimento aos discípulos. Como a lembrança da Paixão e Morte não permite expressões de alegria foi criada esta festa parar louvar a Deus, que se faz presente na comunhão.

Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.

CELEBRAÇÃO

Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Aconteceu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

Na Diocese de Ilhéus a programação começa com uma Caminhada que sai em frente ao Centro de Convenções na Avenida Soares Lopes, reunindo Fiéis de Paróquias e Comunidades dos Zonais Centro Norte e Centro Sul em direção a Catedral Diocesana São Sebastião, onde o Bispo Dom Mauro dará a Benção do Santíssimo em frente a Catedral.

Excepcionalmente este ano, não houve a confecção de tapetes nesta data, decisão que foi tomada em reunião com os padres da cidade de Ilhéus. Em comemoração ao jubileu dos 50 anos da Catedral de São Sebastião, ai sim neste  evento  as  paróquias  da  Diocese  confeccionarão  os  tapetes artesanais no percurso da procissão.