quarta-feira, 21 de junho de 2017

1ª PASCOA DOS MILITARES REALIZADA NO INTERIOR

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA UMA GUARDA MUNICIPAL PARTICIPOU DA CELEBRAÇÃO

 
As Forças Armadas e Auxiliares, inclusive a Guarda Civil Municipal de Ilhéus, comemoraram, no dia 20 de junho, a Páscoa dos Militares, que este ano esteve sob a coordenação da Marinha do Brasil. Evento realizado na Catedral de São Sebastião, no centro da cidade onde cerca de 200 militares e civis (convidados) participaram da missa celebrada pelo Bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, acompanhado por párocos da região e do capelão militar da marinha.


De acordo com o Capitão-Tenente Érico, Capelão da Marinha, a data oficial de celebração para os militares foi definida logo depois da 2ª Guerra Mundial, quando oficiais da Força Expedicionária Brasileira (FEB), estavam em campo de batalha e por este motivo não puderam comemorar a Páscoa Cristã no período tradicional.

Em edições anteriores o evento era realizado somente nas capitais. A partir deste ano, ilhéus foi à primeira cidade do interior da Bahia a receber o evento, que se somam as comemorações do jubileu de ouro pelos 50 anos diocese de ilhéus. Pelo sucesso do evento e pelo quantitativo de militares existentes nos interior o evento já entra no próximo ano no calendário anual, inclusive com a presença do capelão nacional das forças armadas.

No decurso litúrgico, representantes militares e da guarda municipal fizeram um ofertório com os símbolos de suas forças ao Bispo. Em seu discurso, Dom Mauro ressaltou a contribuição dos militares na vida pública do País.

Créditos:ascom-gcmi. Passagem dos símbolos das corporações para benção do Bispo.

O Capitão-Tenente Érico, co-celebrante da missa, afirmou que “no 07 de setembro e no 02 de julho, as corporações fazem a cerimônia para a população, e que naquele momento impar revestido de beleza espiritual, os militares puderam externar sua religiosidade através do rito celebrativo para as próprias corporações”.

Em Ilhéus o evento contou com a presença do Ilustríssimo Secretário de Governo, Sérgio Sousa, representando o Prefeito Municipal, que se encontrava em outra agenda fora da cidade, do comandante da 18ª CSM Cel Serra, do capitão dos portos em Ilhéus Luiz Carlos, do comandante do 2º Beic Ten Cel PM Câmara, do comandante da 68ª CIPM MAJ PM Robson Farias, do Comandante da 69ª CIPM MAJ PM Pinheiro, do comandante da 70ª CIPM MAJ PM Rivas Queiroz, do Sub Comandante do 5º GBM MAJ PM Adnilson Reis, da Ten PM Tamires representando o Comandante do CPR-SUL, do Comando da Guarda Municipal de Ilhéus e dois representantes da GCM de Itabuna dentre outras autoridades civis e Militares.



Ao final do evento, o Bispo Dom Mauro foi agraciado pelo delegado da capitania dos portos em Ilhéus, capitão de corveta Luiz Carlos Mendes Juvenal, representando o comandante do 2º Distrito Naval Vice-almirante Almir Guarnier, com uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços diocesanos prestados aquela organização militar.

Confira mais:



Créditos: ascom-gcmi. á esquerda (1ª Dama da Guarda Municipal (Joilma Bandeira), CMT Bandeira, Ten PM Michel, Sub CMT Trindade).