segunda-feira, 7 de outubro de 2019

ESCOLA MARIANNE ECKES RECEBE PALESTRA DO PROJETO ESCOLA SEGURA



No dia 02 de outubro, quarta-feira, foi realizada palestra sobre Bullying para alunos do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Marianne Eckes na zona norte de Ilhéus.

Durante os turnos matutino e vespertino, no intervalo das aulas, 126 estudantes, além do corpo docente da unidade escolar participaram de atividades de partilha do conhecimento de mundo e construção de aprendizagem sobre a intimidação sistêmica. Este grave problema tem causado impacto negativo nas relações interpessoais e no desempenho escolar de crianças e adolescentes em geral, servindo como gatilho para diversos transtornos psicológicos e municiando o ciclo da violência.

Conscientes da gravidade do tema, os GCM’S Adriana, Alex Santos e Roberto expuseram, através de apresentação de slides, vídeos e esquetes teatrais, a importância de diferenciar as brincadeiras saudáveis do envolvimento com o Bullying. Foram revisados também os tipos mais comuns de agressão, o perfil das pessoas envolvidas e as consequências, muitas vezes trágicas, que trazem sofrimento e insegurança a um ambiente tolerante com essas práticas.

Foto: ASCOM-GCMI. á esquerda: GCM Alex Santos, Aluno, GCM Roberto e GCM Adriana.


A ação serviu também para estreitar laços entre a Guarda Civil Municipal de Ilhéus e a comunidade escolar, dado que os alunos manifestaram interesse nas rodas de conversa e oficinas que são atividades complementares do Projeto Escola Segura.

Esse acontecimento marca a participação da GCM na 6ª edição do Ilhéus Sem Violência É Bem Melhor, projeto de parceria entre Sindicato dos Professores (APPI), Secretaria de Educação e instituições de diversos seguimentos para combate à violência nas escolas do município, que apresenta para 2019 o tema Acolher e Cuidar: Viver é a Melhor Opção.

Para a sua escola fazer parte do Projeto Escola Segura, entre em contato através do nº 153.


Mais fotos da intervenção:

Foto: ASCOM-GCMI. Intervenção do GCM Roberto.




Foto: ASCOM-GCMI. Intervenção do GCM Alex Santos.