segunda-feira, 30 de abril de 2018

GUARDA MUNICIPAL APOIARÁ PROJETO DE PATRULHAMENTO ESCOLAR NA ÁREA DA 68ª CIPM



Policiais Militares da 68ª Companhia Independente de Policia Militar, sob a coordenação do CAP PM Henrique, apresentaram aos diversos coordenadores Escolares da iniciativa publica e privada, á Guarda Municipal, e diversos órgãos de proteção dos direitos da criança e adolescente da área de atuação da companhia o projeto de Patrulhamento Escolar, cujas atividades se iniciaram no mês de Maio.

O Patrulhamento Escolar, diferente da ronda escolar, trás a policia para dentro da unidade escolar, haja vista aumento das ocorrências dentro escolas. Durante a explanação houve diversos relatos de apreensões de armas de fogo em posse de alunos dentro das unidades escolares, como também aumento considerável das agressões á professores.

Entre os relatos destacados, está a dificuldade das escolas principalmente as estaduais no quesito portaria, a déficit de servidores faz com que em muitas das vezes a direção da escola conte com a boa vontade dos vigilantes patrimoniais. Na oportunidade foi solicitada pelos dirigentes escolares uma capacitação básica de segurança para melhorar ainda mais os serviços dos porteiros escolares.

O projeto da 68ª CIPM vem corroborar com o projeto de ronda escolar da Guarda Municipal de Ilhéus, que já se encontra em fase final de elaboração, cujas premissas estão no uso de intervenções no campo da cultura, esporte e musica, como forma de ocupar o tempo ocioso dos estudantes, tempo este que pode favorecer a prática do ilícito.

Os integrantes da ronda, que possuem equipes capacitadas em vários campos do saber, terão como norte primordial a adoção de procedimentos que envolvam noções de psicologia, pedagogia e civilidade.