quarta-feira, 8 de novembro de 2017

GUARDAS MUNICIPAIS PASSAM POR AVALIAÇÃO DE SAÚDE

Foto: GCM Cardoso realizando a entrega das guias de exames. Créditos: ASCOM-GCMI.

Em mais uma ação inédita do governo Mario Alexandre (PSD), para com a Guarda Municipal de Ilhéus, nos próximos dias todos os Agentes passarão por uma avaliação de saúde.

Os exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos trabalhadores, e são um marco inicial da dinâmica que vem sendo aplicada na Guarda Municipal de Ilhéus, pois após esses exames: (PSA, IMC, RX do Tórax, Exames Laboratoriais, Teste Ergométrico)  tem como um dos objetivos orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, a que estão expostos em seus ambientes laborais.

“A ação tem por objetivo promover a saúde, detectar precocemente enfermidades e, desse modo, prevenir o adoecimento dos nossos agentes apartir da avaliação médica e da realização de exames laboratoriais”, afirmou o Comandante da Guarda Municipal de Ilhéus, Bandeira.

Pensando nisso, o Comando da Guarda, por meio da Secretaria de Saúde do Município, iniciou um trabalho inédito com a corporação. Por meio dos exames médicos periódicos é possível identificar, muitas vezes, e com certa antecedência, alguma condição impeditiva na saúde do funcionário para o exercício de suas funções no ambiente laboral.

Os resultados obtidos atestarão a aptidão para o desempenho das funções, e para atuarem em condições seguras e que não comprometam a saúde. Caso sejam constatadas alterações cardíacas, sobrepeso, hipertensão o mesmo receberá todas as instruções e orientações necessárias, sendo encaminhado para os devidos especialistas para o adequado acompanhamento do caso.

Todos os 207 agentes farão o curso de qualificação teórico,e os GCM’S que estiverem em condições satisfatórias de suas capacidades laborativas, serão enviados para a CIPE-CACAUEIRA,onde em regime de cooperação técnica, passaram por curso de nivelamento com disciplinas praticas como: uso diferenciado da força, algemação, controle de distúrbio civil (CDC), defesa pessoal e condicionamento físico, onde os que melhor se desempenharem farão o curso manuseio de arma de fogo, que servirá de pilar para o curso de porte institucional.

Vale ressaltar que este compromisso de revitalização e humanização da GCM de Ilhéus foi um dos compromissos do então prefeito durante a campanha eleitoral. “As particularidades de cada servidor, como idade, sexo é que designaram os tipos de procedimentos a serem realizados”, completou a Inspetora Chefe GCM Tereza.

São muitos os passos que temos que dar  na escada para chegarmos ao lugar de destaque da GCM de Ilhéus, estes são apenas alguns dos muitos que virão, frisou o Comandante Bandeira.


A convocação é realizada pelo comando da Guarda. Os exames poderão ser realizados durante o horário de expediente sem qualquer ônus ou necessidade de compensação de horas. As despesas dos exames médicos periódicos serão custeadas pelo Município.




Foto: GCM's aguardando inicio dos procedimentos.